Lei #15 da Agrofloresta: USE A FERRAMENTA CERTA
top of page
Buscar

Lei #15 da Agrofloresta: USE A FERRAMENTA CERTA

“Não é típico de um carcamano? Traz uma faca para um tiroteio! “

(Jim Malone - Os Intocáveis)


Nesta clássica cena do cinema, a personagem de Sean Connery menciona a importância de se utilizar a ferramenta correta em qualquer situação.

Eu sempre ando na roça com a Santíssima Trindade das ferramentas: facão, tesoura e serrote de poda. As operações mais constantes em uma agroflorestal são a poda e a deposição de matéria orgânica no solo. Para isso você precisa destas 3 ferramentas e, muitas vezes, da quarta: a motosserra.


Em alguns casos, você pode realizar a mesma operação com 2 ferramentas distintas. Como escolher a melhor para cada situação? Sempre considere estes 4 fatores:


EXCELÊNCIA – Qual será o “produto final” do serviço?

· Uma árvore podada com um facão ou machado apresenta rachaduras e lascas, enquanto que serrote e tesoura de poda ou motoserra realizam um corte limpo.

· A enxada rotativa incorpora fertilizantes com mais homogeneidade do que a grade.

· A ceifadeira, o facão, o alfange e o cutelo garantem um corte mais limpo no capim do que a roçadeira e a foice.


PRECISÃO – Quanto controle você tem sobre o produto final?

· Com um serrote, você corta milimetricamente onde quer. Mesmo sendo experiente com o facão, nunca alcançará o mesmo nível de precisão.

· A mão capina ervas individuais, enquanto a enxada faz menos distinções e o herbicida menos ainda.


EFICIÊNCIA – Quanto trabalho realiza por unidade de tempo?

· Uma motoserra faz o trabalho de 20 serrotes.

· Uma ceifadeira motorizada faz o trabalho de 20 gadanhas.

· Um cavalo faz o trabalho de 20 homens.

· Um trator faz o trabalho de 20, 30, 50, 100 cavalos.


PRATICIDADE – Quanto você precisa se desdobrar para utilizar esta ferramenta?

· Apesar de a motoserra ser mais eficiente do que o serrote, muitas vezes não é justificável preparar a motoserra para realizar uma ou duas podas. Se tem 50 árvores para podar, vale a pena gastar tempo para preparar a motoserra.

· Da mesma forma, para preparar 3 canteiros de 5 metros cada, não há necessidade de buscar um trator. Basta utilizar um motocultivador ou um enxadão.

· Muitas vezes, algumas ferramentas ou implementos não vão estar disponíveis na sua região e você terá de utilizar outras, para realizar determinada operação.



SUBSOLADOR - A ferramenta cerca para descompactar o solo em profundidade

Outro problema recorrente é a utilização de implementos incorretos para o preparo de solo. Agricultores usam arados e grades indiscriminadamente, mas o subsolador e o escarificador (muitas vezes mais apropriados) nem sequer são conhecidos por muitos. A utilização da ferramenta incorreta pode não apenas deixar o serviço mal feito, mas piorar a situação. A excessiva utilização de grades e arados gera o famoso “pé de grade”: uma camada compactada de solo abaixo da superfície que dificulta a expansão radicular e a infiltração de água. Quando o solo está nesta situação, você precisa utilizar um subsolador.


Esteja atualizado sobre as ferramentas disponíveis no mercado e USE A FERRAMENTA CERTA.


316 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page